Iniciado fase I de pesquisa da vacina contra HIV

Estudo de segurança e eficácia da vacina contra HIV é iniciado em vários centros de saúde dos EUA.

Lissa Rodrigues Machado da Silva

2/21/20222 min read

Em 27/01/2022 a IAVI (Iniciativa Internacional para a Vacina da Aids) e a empresa de biotecnologia Moderna anunciaram que as primeiras doses de vacina contra HIV foram administradas em um ensaio clínico na Escola de Medicina e Ciências da Saúde da Universidade de George Washington (GWU) em Washington, D.C.

O ensaio de fase I, IAVI G002, foi projetado para testar se a administração sequencial de primeira dose e reforço de vacina baseada em RNA mensageiro (mRNA) pode induzir resposta especifica de células B e orientar produção precoce de anticorpos amplamente neutralizantes (bnAb). A indução de bnAbs é considerado um dos objetivos de vacinação contra HIV, de acordo com pesquisas baseadas no sequenciamento de envelope do vírus.

Os antígenos da vacina contra o HIV que estão sendo avaliados como mRNA neste estudo foram originalmente desenvolvidos como proteínas por William Schief, Ph.D., professor da Scripps Research e diretor executivo de design de vacinas no Neutralizing Antibody Center (NAC) da IAVI e colegas.

Em 2021, o Dr. Schief anunciou os resultados do ensaio clínico IAVI G001, mostrando que uma versão baseada em proteína adjuvante do imunológico (eOD-GT8 60mer) induziu a resposta de células B desejada em 97% dos receptores.

O IAVI G002 não apenas testa a ativação da resposta imune desejada usando mRNA de eOD-GT8 60mer, mas também avalia a capacidade de um imunológico de reforço para induzir uma maturação adicional de células B. Dada a velocidade com que as vacinas de mRNA podem ser produzidas, esta plataforma oferece uma abordagem mais ágil e responsiva ao design e teste de vacinas, potencialmente eliminando anos dos cronogramas típicos de desenvolvimento de vacinas.

IAVI G002 é patrocinado pela IAVI e ocorre em quatro locais:

  • GWU School of Medicine and Health Sciences (investigador principal David Diemert, MD),

  • Hope Clinic of Emory Vaccine Center em Atlanta (investigador principal Srilatha Edupuganti, MD),

  • Fred Hutchinson Cancer Research Center (Fred Hutch) em Seattle (investigadora principal Julie McElrath, MD, Ph.D.)

  • Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas em San Antonio (investigadora principal Barbara Taylor, MD, MS).

Os locais irão inscrever 56 voluntários adultos saudáveis ​​e HIV-negativos. Quarenta e oito participantes receberão uma ou duas doses de eOD-GT8 60mer mRNA Vaccine (mRNA-1644), com 32 deles recebendo o reforço Core-g28v2 60mer mRNA Vaccine (mRNA-1644v2-Core). Outros oito voluntários receberão apenas o imunógeno de reforço. Os participantes serão monitorados quanto à segurança por seis meses após a última vacinação. As respostas imunes dos participantes às vacinas candidatas serão examinadas em detalhes moleculares para avaliar se as respostas direcionadas foram alcançadas.

A IAVI e a Scripps Research desenvolveram os precursores de vacina de mRNA eOD-GT8 60mer e Core-g28v2 60mer com o apoio da Fundação Bill & Melinda Gates, do Centro de Imunologia de Vacinas contra o HIV/AIDS e Descoberta de Imunógenos (CHAVI-ID) no NIAID no NIH e Moderna.

Texto adaptado e traduzido da página do IAVI.