Iniciado fase I de pesquisa da vacina contra HIV
Estudo de segurança e eficácia da vacina contra HIV é iniciado em vários centros de saúde dos EUA.
Lissa Rodrigues Machado da Silva
2/21/20222 min read
Em 27/01/2022 a IAVI (Iniciativa Internacional para a Vacina da Aids) e a empresa de biotecnologia Moderna anunciaram que as primeiras doses de vacina contra HIV foram administradas em um ensaio clínico na Escola de Medicina e Ciências da Saúde da Universidade de George Washington (GWU) em Washington, D.C.
O ensaio de fase I, IAVI G002, foi projetado para testar se a administração sequencial de primeira dose e reforço de vacina baseada em RNA mensageiro (mRNA) pode induzir resposta especifica de células B e orientar produção precoce de anticorpos amplamente neutralizantes (bnAb). A indução de bnAbs é considerado um dos objetivos de vacinação contra HIV, de acordo com pesquisas baseadas no sequenciamento de envelope do vírus.
Os antígenos da vacina contra o HIV que estão sendo avaliados como mRNA neste estudo foram originalmente desenvolvidos como proteínas por William Schief, Ph.D., professor da Scripps Research e diretor executivo de design de vacinas no Neutralizing Antibody Center (NAC) da IAVI e colegas.
Em 2021, o Dr. Schief anunciou os resultados do ensaio clínico IAVI G001, mostrando que uma versão baseada em proteína adjuvante do imunológico (eOD-GT8 60mer) induziu a resposta de células B desejada em 97% dos receptores.
O IAVI G002 não apenas testa a ativação da resposta imune desejada usando mRNA de eOD-GT8 60mer, mas também avalia a capacidade de um imunológico de reforço para induzir uma maturação adicional de células B. Dada a velocidade com que as vacinas de mRNA podem ser produzidas, esta plataforma oferece uma abordagem mais ágil e responsiva ao design e teste de vacinas, potencialmente eliminando anos dos cronogramas típicos de desenvolvimento de vacinas.
IAVI G002 é patrocinado pela IAVI e ocorre em quatro locais:
GWU School of Medicine and Health Sciences (investigador principal David Diemert, MD),
Hope Clinic of Emory Vaccine Center em Atlanta (investigador principal Srilatha Edupuganti, MD),
Fred Hutchinson Cancer Research Center (Fred Hutch) em Seattle (investigadora principal Julie McElrath, MD, Ph.D.)
Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas em San Antonio (investigadora principal Barbara Taylor, MD, MS).
Os locais irão inscrever 56 voluntários adultos saudáveis e HIV-negativos. Quarenta e oito participantes receberão uma ou duas doses de eOD-GT8 60mer mRNA Vaccine (mRNA-1644), com 32 deles recebendo o reforço Core-g28v2 60mer mRNA Vaccine (mRNA-1644v2-Core). Outros oito voluntários receberão apenas o imunógeno de reforço. Os participantes serão monitorados quanto à segurança por seis meses após a última vacinação. As respostas imunes dos participantes às vacinas candidatas serão examinadas em detalhes moleculares para avaliar se as respostas direcionadas foram alcançadas.
A IAVI e a Scripps Research desenvolveram os precursores de vacina de mRNA eOD-GT8 60mer e Core-g28v2 60mer com o apoio da Fundação Bill & Melinda Gates, do Centro de Imunologia de Vacinas contra o HIV/AIDS e Descoberta de Imunógenos (CHAVI-ID) no NIAID no NIH e Moderna.
Texto adaptado e traduzido da página do IAVI.